Na mesma cidade que eu nasci – Lagarto/SE, uma instituição vem transformando vidas há 14 anos. Eu tô falando do Centro Lagartense de Equoterapia, conhecido por sua abordagem terapêutica que utiliza cavalos como instrumento de reabilitação física, mental e social.
Essa iniciativa me ganhou de todas as formas! E claro que eu passei a ser um dos apoiadores dessa história de superação e força de vontade que você vai conhecer agora! Vem comigo!
Conheça a história do Centro Lagartense de Equoterapia
Tudo começou com Josivaldo Alves dos Santos, idealizador do projeto. Após assistir uma matéria sobre equoterapia na TV, entendeu que seria o tratamento perfeito para o seu filho caçula, recém diagnosticado com transtorno do espectro autista.
Isso foi o bastante pra ele se sentir motivado a criar o primeiro centro de equoterapia na cidade: o Pegasus, Centro Lagartense de Equoterapia. No início, todos os esforços estavam voltados ao seu filho que logo nos primeiros meses já sentiu os efeitos positivos da equoterapia.
Depois de muito trabalho e persistência de Josivaldo, a instituição cresceu e passou a receber apoio de empresas e organizações. Como consequência disso, mais de 3 mil pessoas já foram atendidas durante todo esse tempo.
Atualmente o Centro está localizado no Parque de Exposição Nicolau Almeida e conta com profissionais das áreas de equoterapia, psicologia, psicopedagogia e fisioterapia. Além de 15 cavalos que ajudam no tratamento de mais de 200 pacientes por mês.
Confira como foi a nossa visita à instituição
Na manhã de ontem, 23/08, convidei alguns querolabs pra conhecerem as instalações e o trabalho incrível que vem sendo feito pelo Centro Lagartense de Equoterapia. Lá pudemos ouvir depoimentos de pais e mães de crianças que estão sendo assistidas e como isso tem surtido diferença na saúde e bem-estar delas.
Como prova disso, a Vânia, mãe do Carlos Victor, destacou: “Fazemos parte há 12 anos, a gente vê a evolução a cada dia e é muito gratificante. Gratidão é a palavra!”.
Ficamos surpresos com o espaço da associação que é bastante amplo e, sobretudo, como os pacientes e os animais são tratados com tamanho carinho, atenção e responsabilidade por toda equipe do Centro.
Inclusive Josivaldo deixou um recado pra todo mundo que deseja contribuir com a manutenção dessa causa: “Você pode tá mudando a vida de outras pessoas junto comigo! Fica o convite: pra quem ainda não veio aqui ainda, venha conhecer de perto! Funcionamos de segunda a sexta.”
Se você quiser saber mais, siga o instagram do projeto clicando aqui!